Daniela Couto e Roberta Carvalho
Na história, o Sol é um popstar e junto aos demais planetas e astros do sistema solar, realiza um grande festival de música. Na animação, essa história ganha vida, movimentos e sons.
E, nas mãos das crianças, os astros e planetas adquirem formas e por meio do recorte e da montagem, se tornam tanto brinquedos, quanto móbilies e enfeites.
Junto a tudo isso, a astronomia fica mais próxima do público e desperta não só a curiosidade, mas também constrói conhecimentos sobre o universo, os quais, na história em quadrinhos, também são apresentados de forma lúdica e divertida.
As produções foram realizadas pelo projeto “Animando o ano da luz: o design apresenta a astronomia para crianças”, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Design e Representações Sociais do Programa de Pós-Graduação em Design da UEMG, e o Grupo de Astronomia UFMG/Icex/Física, que administra o Observatório Astronômico Frei Rosário, na Serra da Piedade, em Caeté, Minas Gerais.
Conforme descrição feita pela líder do grupo de pesquisa DRS e coordenadora do projeto, professor Rita Ribeiro, a proposta é “apresentar às crianças os primeiros fundamentos da astronomia, tendo como foco principal, a luz e seus desdobramentos na vida de nosso planeta e das galáxias”. Dessa maneira, ainda conforme informações disponibilizadas por Rita Ribeiro, o projeto “busca aliar o conhecimento específico acerca da Astronomia aos processos de construção simbólica do Design adaptando-os às linguagens e comunicações que permitam apresentar um universo do conhecimento da Ciência para crianças em seus primeiros contatos com o ensino formal”. Mais desdobramentos dessa história estão no programete “Perspectivas”. Já a animação, os brinquedos e as músicas, podem ser acessados por meio dos links abaixo.
Comments