top of page
Buscar
perspectivasuemg

Observatório Astronômico Frei Rosário: o olhar da serra para os céus

Ana Luísa Lisboa


O Observatório Astronômico Frei Rosário (OAFR) é um laboratório vinculado ao Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que está localizado no alto da Serra da Piedade, no município de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.


Inaugurado em 9 de novembro de 1972, o OAFR, que anteriormente era conhecido como Observatório Astronômico da Piedade (OAP), teve grandes idealizadores e incentivadores durante a sua construção. Dentre os diversos professores, profissionais da área e admiradores do projeto, dois se destacam: o professor Francisco de Assis Magalhães Gomes, que assumiu a construção do OAP como se fosse um compromisso pessoal, e o frade dominicano Frei Rosário Joffily, que além de reitor do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, foi também um dos principais entusiastas do Observatório. Em homenagem à sua morte, em 2000, o antigo OAP, recebeu o nome do frade dominicano e passou a ser chamado, oficialmente, de Observatório Astronômico Frei Rosário, também no mesmo ano.

Fotos: Acervo pessoal/Anderson Horta


Com a sua inauguração em 1972, a proposta inicial do Observatório era ser um espaço destinado para a realização de pesquisas em astrofísicas, utilizado pela comunidade científica e universitária da UFMG. Porém, a partir da década de 90, o foco das atividades do OAFR passou a ser outro e, desde então, ele tem sido usado exclusivamente para a divulgação e valorização dos estudos científicos voltados para a astronomia.


Atualmente, o Observatório é considerado um dos principais locais de ensino e de incentivo à astronomia em Minas Gerais, oferecendo ao público externo, à comunidade leiga e universitária, cursos referentes ao assunto e programas permanentes de visitação em grupos de pessoas de todas as regiões do país em dias pré-determinados. De acordo com Tambasco (1999, p. 149), nessas visitas eram realizadas palestras, exibidos filmes e outros materiais didáticos, além de visitação aos telescópios para observações de corpos celestes, especialmente em noites de eventos astronômicos.


No primeiro sábado de cada mês e em eventualidades astronômicas importantes, o observatório era aberto ao público, sem necessidade de agendamento. Porém, há alguns anos, o OAFR interrompeu o evento “Observatório Aberto ao Público”, e não retomou desde então.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page