top of page
Buscar
perspectivasuemg

“Perspectivas”: produção jornalística se expande com narrativas transmídias

Daniela Couto e Roberta Carvalho


O programete de televisão “Perspectivas”, sob a coordenação da professora Daniela Martins Barbosa Couto, é desenvolvido desde 2017 por meio do Laboratório de Jornalismo Multimídia, do curso de Jornalismo da UEMG – unidade Divinópolis. Conforme ela observa, “o objetivo da produção é promover a divulgação científica relacionada a iniciativas desenvolvidas na universidade”.


E, a partir de 2021, a proposta ganha novos desdobramentos por meio da narrativa transmídia que, com a convergência de diferentes mídias, complementa, aprofunda e amplia o conteúdo, aproveitando as potencialidades e as linguagens próprias de cada uma. “Desse modo, as histórias, antes contadas apenas pelo programete de TV, ganham desdobramentos no portal e na produção digital, todos denominados de ‘Perspectivas’. A transmídia, aplicada ao jornalismo, constrói uma rede com pontos em comum, mas autônomos. Assim, diferentes mídias e formatos se integram, mas, mesmo com a inter-relação entre eles, a independência de cada história se mantém”, explica. Considerando esse novo contexto, o “Perspectivas” ganhou nova identidade visual, que foi uma das atividades realizadas pela bolsista de extensão do projeto, Roberta Santos Carvalho. “A ideia era trazer a perspectiva também para a nova marca. Com linhas, sombras e diversos tons de cores, foi possível construir um novo elemento que trouxesse a tona movimento, modernidade e sofisticação”.

Marca Perspectivas

Para o programete de TV, a trilha da vinheta se manteve, a fim de promover a continuidade da identidade sonora da produção, mas as cenas figurativas regionais utilizadas para a abertura foram substituídas pela técnica de animação gráfica da marca, trazendo para o produto audiovisual o caráter de composição, integração e complementaridade previsto na proposta do jornalismo transmídia, além de aspectos imagéticos que remetem à cultura digital.

“Pesquisa: a ciência no dia a dia” é tema da primeira série especial da nova proposta

A primeira edição tem como tema “Pesquisa: a ciência no dia a dia” e as histórias contadas se referem a alguns projetos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Design e Representações Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Design da UEMG, em Belo Horizonte.

Marca do Grupo de Pesquisa da UEMG

Além desta revista, foram produzidos sete programetes, disponibilizados no canal do YouTube e veiculados em emissoras de TV da região, bem como conteúdos multimidia, publicados no portal “Perspectivas”.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page